Voz do Associado qui, 04 de setembro de 2025
Compartilhe:

Por: Cinara Vila,
Procuradora Coordenadora do Centro de Estudos em Direito Municipal - CEDIM - PGM Novo Hamburgo

Caravana de Inovação – Etapa Paraná

Em 2022, quando comecei a pesquisar sobre criatividade e inovação na advocacia pública, jamais imaginei participar de um evento como o movimento chamado “Caravanas de Inovação”.

Na etapa Paraná, realizada em Curitiba, tive a honra de representar a Associação Nacional de Procuradores e Procuradoras Municipais na ideação de soluções para os desafios diários da advocacia. Foi um encontro vibrante, no qual foram apresentadas as práticas desenvolvidas por procuradorias municipais, estaduais e federais. O que há de mais inovador e criativo no campo jurídico subiu ao palco.

A cada apresentação, parecia que todos recebíamos um fragmento da aura de uma araucária – símbolo de Curitiba – que traduzia perfeitamente o espírito de enraizamento e crescimento coletivo daquele momento.

Foi incrível perceber como a advocacia pública tem conseguido introduzir metodologias ágeis para enfrentar problemas que, até pouco tempo atrás, pareciam impossíveis de resolver apenas com o direito público. Já sabemos que o direito, sozinho, não resolve tudo. É preciso associá-lo à tecnologia, à inovação e a novos métodos de gestão. Só assim conseguimos redesenhar a cultura organizacional para oferecer soluções reais, políticas públicas baseadas em evidências e práticas sustentadas por dados.

Participar da Caravana de Inovação fez tudo parecer mais claro. Foi enriquecedor testemunhar a integração entre as diferentes esferas da advocacia – municipal, estadual e federal – e ver como podemos aprender uns com os outros. Como podemos usar boas práticas compartilhadas? Como podemos potencializar nossas conexões e avançar juntos?

No último dia, a apresentação de soluções pelos grupos temáticos(os chamados pitches) trouxeram o fechamento perfeito: desafios ousados e soluções criativas foram apresentados com entusiasmo. Saí de Curitiba com a convicção de que a advocacia pública vive um novo tempo – mais colaborativo, mais inovador e mais preparado para transformar realidades.

A Caravana de Inovação mostrou que, quando unimos conhecimento jurídico, criatividade e inovação, conseguimos abrir caminhos onde antes só víamos barreiras.  Avante!

Compartilhe: