seg, 18 de dezembro de 2017
Compartilhe:
A ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais parabeniza o brasileiro Jaime Lerner, nascido em Curitiba-PR no dia 17.12.1937, pelos seus 80 anos de idade.

No último dia 21 de novembro, Lerner foi homenageado pela ANPM pelos relevantes serviços prestados ao povo curitibano e às sociedades brasileira e mundial. Na ocasião, a ANPM lhe entregou uma obra do artista plástico Roberto Spring: uma placa comemorativa com a réplica do desenho original do projeto da Ópera de Arame, gentilmente cedido pelo arquiteto autor do projeto Domingos Henrique Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR.

O ex-prefeito de Curitiba também fez uma das Conferências de Abertura do XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais. O Coordenador Geral do XIV CBPM, Miguel Kalabaide, em seu discurso de homenagem, destacou que “Cidades são onde as pessoas vivem - aos bilhões. Então, elas também são onde os problemas exigem soluções ousadas. Ninguém entende isso melhor que Jaime Lerner”, citando trecho da Revista Time, em 2010, ao elegê-lo um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo.

“Jaime Lerner representa a crença que é possível termos cidades humanizadas e racionais com vontade política e visão de futuro. Soluções imediatistas, sem traçar metas para longo prazo, resultará apenas em obras caras e inúteis para os municípios” disse o presidente da ANPM Carlos Mourão, ao parabenizá-lo em nome da entidade.
 
JAIME LERNER E AS “ACUPUNTURAS URBANAS”

A abertura do histórico XIV CBPM foi no famoso teatro conhecido como “Ópera de Arame”. Uma verdadeira “acupuntura urbana” como o próprio Jaime gosta de chamar a intervenção que foi feita nesta pedreira, recuperando as feridas que o próprio homem produziu na natureza. O espaço se transformou, criou uma outra paisagem e a acupuntura aqui produziu um excelente resultado.  

Jaime Lerner nasceu em Curitiba. Foi prefeito da cidade por três vezes e governador do Paraná por duas vezes. Foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002. Atualmente é urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.

Obteve sua graduação pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná em 1964. Em 1965, Lerner participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), responsável pelo Plano Diretor da cidade.Casou-se em 1964 com Fani Lerner, com quem teve as filhas Andrea e Ilana.

Em seu primeiro mandato como prefeito, efetuou uma obra controversa para a época; fechou, num final de semana, a Rua XV de Novembro, impedindo o tráfego de veículos. A prefeitura distribui uma carta à população, explicando os motivos da obra: “após a conclusão, a Rua XV de Novembro não será palco de intermináveis congestionamentos, será um oásis de tranquilidade”. Os comerciantes foram à Justiça. Mas a visão além do seu tempo venceu. Esta intervenção se tornou um dos principais cartões postais de Curitiba – a Rua das Flores.

Outra importante obra de seu primeiro mandato à frente da capital paranaense, foi a abertura de vias exclusivas para os ônibus urbanos (chamados "expressos"), em setembro de 1974. Tamanha é a importância dessa obra, que a cidade do Rio de Janeiro, mais de 40 anos depois, usou o modelo nas Olimpíadas de 2016, o chamado BRT.

O jornal britânico “Guardian” chamou Lerner de “revolucionário verde do Brasil”, por ter tornado Curitiba referência mundial na preservação do meio ambiente. Também é dele a primeira Rua 24 Horas do Brasil, o antigo paiol de pólvora transformado no Teatro Paiol, a Pedreira Paulo Leminski, o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, o Parque do Passaúna, a Universidade Livre do Meio Ambiente, o Lixo que não é Lixo e o plantio de 1 milhão de árvores, provando que a cidade não é o problema, a cidade é a solução. 

A Associação Nacional dos Procuradores Municipais teve a honra de homenagear o arquiteto e urbanista, esse grande brasileiro, Jaime Lerner. Parabéns!
Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado