Compartilhe:

O Programa Esperança Garcia, lançado há menos de um ano, tem dado resultados expressivos na preparação de pessoas negras para concursos da advocacia pública e jurídica. Rodrigo Nogueira Ribeiro, bolsista, avançou no concurso de procurador da PGE-SP e aguarda a próxima fase para procurador municipal de Vitória. Ele destaca o suporte pedagógico e a mentoria como fundamentais para seu desempenho. A advogada Yônaria Alves Patricio, também bolsista, reduziu sua carga de trabalho e passou no cargo de analista judiciário do TRF-1.

Criado pela AGU e pelo MIR, com a parceria do Instituto Peregum e a ANPM, o programa apoia 130 alunos negros, oferecendo curso preparatório online de três anos e bolsas-permanência para 30 participantes, com apoio financeiro, psicológico e de mentoria. Com 62 mentores, a iniciativa será ampliada, reforçando as ações afirmativas e a diversidade na advocacia pública, segundo Jessica Zimmer Stefenon, gestora do programa. Vanessa Nascimento, do Instituto Peregum, destaca o impacto positivo na inclusão de profissionais negros no setor jurídico.

A advocacia pública municipal tem papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte jurídico para políticas antirracistas e a correção de desigualdades históricas, contribuindo para um sistema jurídico mais inclusivo e diverso.

 

Fonte: AGU

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado