ter, 19 de outubro de 2021
Compartilhe:

O júri popular do ex-prefeito de Chopinzinho/PR, Leomar Bolzani, acusado pela morte do Procurador Municipal Algacir Teixeira de Lima será realizado no próximo dia 26 de outubro. O presidente da ANPM, Gustavo Machado Tavares, estará presente no julgamento, em Guarapuava, na região central do estado.

Algacir Teixeira de Lima tinha 51 anos quando foi morto a tiros na frente das filhas, de apenas 2 e 7 anos, à época. O crime aconteceu no dia 16 de março de 2015, na porta de sua casa.

Seis anos após o homicídio, Bolzani será julgado como mandante do crime. Dos sete acusados de envolvimento, seis foram condenados. Conforme o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o ex-prefeito é acusado de pagar R$ 6.500,00 pela morte do procurador. Ele renunciou ao cargo e cumpre prisão domiciliar desde novembro de 2015.

O ex-prefeito é acusado de homicídio qualificado por motivo torpe, com promessa de recompensa e pela utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Desde o início, a ANPM acompanha o caso de perto. A entidade enviou diversas solicitações a autoridades cobrando providências, celeridade, máxima atenção e urgência nas investigações. 

"O Procurador Municipal é o primeiro filtro no combate à corrupção. Ele vela pela coisa pública defendendo os municípios e os cidadãos. A violência realizada contra Algacir, no exercício da proteção do patrimônio público, atinge todos os procuradores do país, pois somos garantidores do Estado Democrático de Direito", afirma o presidente da ANPM, Gustavo Machado Tavares.

Em 2018, a Associação eternizou a história com a realização de um documentário sobre o caso do Procurador e as circunstâncias do covarde assassinato. (Assista aqui). 

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado