qui, 21 de fevereiro de 2019
Compartilhe:

A Associação Nacional dos Procuradores Municipais participou nesta quarta-feira (20) do lançamento do livro "Carreiras Típicas de Estado: Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção", em Brasília. A obra descreve em 27 artigos  atividades de servidores públicos abordando os desafios e os avanços na prevenção e combate à corrupção nos últimos 30 anos. A coletânea recebeu a contribuição de pessoas que integram carreiras típicas de Estado.

Os procuradores municipais Carlos Figueredo Mourão, ex-presidente da ANPM e procurador de São Paulo, Rafael Prandini Rodrigues, diretor de Comunicações da entidade e procurador de Guarulhos, Maria Carolina Martins Ortiz, procuradora de Santo André, e Raphael Diógenes Serafim Vieira, procurador de Niterói estão entre os autores da obra.

Eles estiveram presentes na noite de estréia do livro ao lado de autoridades como João Otávio de Noronha,  presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, também ministro do STJ, e Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).  

Sobre o livro:

“Esse livro é dedicado a todos os que acreditam e atuam incansavelmente em defesa do Estado e do erário e, sobretudo e especialmente, é dedicado aos cidadãos brasileiros que anseiam vivenciar dias melhores em nosso valoroso país”, afirma Regina Tamami Hirose, Procuradora da Fazenda Nacional e responsável pela coordenação da obra.

O  livro “Carreiras Típicas de Estado” contempla experiências e conhecimentos técnicos de agentes e servidores públicos, que traçaram um panorama sobre os avanços que aconteceram na prevenção e combate à corrupção nos últimos 30 anos.  O lançamento da obra é voltado ao público geral interessado em entender melhor as mudanças no cenário nacional e os desafios existentes no combate à corrupção no Brasil.

          

Orelha do livro

A Constituição Federal de 1988 veio à luz num momento histórico marcado pela redemocratização do Brasil e, em 2018, a Carta Republicana completou 30 anos. O Estado, atento aos anseios da sociedade, deve agir em sintonia com os ditames constitucionais e nos limites fixados pelo Estado Democrático de Direito. Nesse contexto, os artigos desta obra visam descortinar e divulgar as relevantes e estratégicas atividades planejadas e executadas por agentes e servidores públicos que integram carreiras típicas de Estado. Os trabalhos ora publicados retratam os importantes avanços legais e institucionais que ocorreram na seara da prevenção e do combate à corrupção nas últimas décadas, bem como trazem à tona o mapeamento dos desafios ainda existentes para mais melhorias e avanços com vistas à efetiva defesa do Estado e do erário e, em última análise, para bem atender aos reais anseios e interesses da sociedade brasileira.

Compartilhe:

• Categorias

Vantagens de ser associado

A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.

Quero ser um associado