O podcast Asa da Palavra é um projeto cultural idealizado pela procuradora do Município do Salvador Tamara Freire, que ganhou vida a partir da iniciativa da Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS) em outubro de 2022.
Nessa edição, em que celebramos o Mês da Mulher, a procuradora sai do papel de entrevistadora e passa a ser entrevistada pelos seus parceiros de programa, os também procuradores do Município de Salvador Bruno Prazeres e Wilson Chaves de França. O livro abordado foi “A paixão segundo G.H”, romance publicado por Clarice Lispector.
A ANPM entrevistou a procuradora para saber mais sobre o projeto. Confira:
Qual é a proposta do podcast?
A proposta do podcast é levar a palavra literária, com suas múltiplas vozes, para passear por muitos lugares e ser acolhida por quem se interesse por ela.
Como surgiu a ideia de fazer um podcast sobre literatura por Procuradores Municipais?
Esta minha ideia foi acolhida por Maria Amélia Machado, presidenta da Associação dos Procuradores de Salvador e, como havia colegas já interessados no projeto, convidei dois procuradores municipais-Wilson França e Bruno Prazeres, para dar concretude ao que foi pensado. Daremos continuidade ao projeto com procuradores municipais e, neste momento, acrescento que o Asa da Palavra está aberto a que todos os procuradores municipais do Brasil participem, seja como entrevistados(as), seja dando sugestões ( [email protected]). No futuro, pretendo expandir o público entrevistado, abarcando outras pessoas fora das Procuradorias. A ideia é dialogar com a sociedade usando a literatura- arte por meio da palavra - como fio condutor de troca. Como bem disse Ferreira Gullar, “ a arte existe porque a vida não basta”.
Como vocês fazem a seleção das obras?
A seleção de obras iniciais, ou seja, as 3 primeiras, partiram de minha vontade de prestigiar aqueles que considero os 3 grandes nomes da literatura brasileira. A partir daí, os livros serão escolhidos pelos entrevistados, podendo ser literatura nacional ou estrangeira. Fizemos convites para alguns procuradores e já temos agendadas entrevista até julho de 2023.
Como está sendo a recepção do podcast?
A recepção do podcast está muito boa, além das minhas expectativas iniciais.
Como a literatura influencia no dia-a-dia de uma e um Procuradora e Procurador Municipal?
A literatura é uma forma de se descobrir mundos que não se conhece, de se buscar outras maneiras de ser na vida e na relação com o outro, em seus infinitos modos de estar. Neste sentido, a literatura auxilia o Procurador no diálogo com este mundo, a conversar com a sociedade não apenas com o olhar jurídico, mas com a percepção de que somos formados por outras palavras e muitas vozes, todas querendo ser ouvidas.
Qual é a periodicidade dos episódios?
A ideia inicial era que fosse mensal. Talvez não consigamos realizar isto em certos períodos, por conta de agendas diversas e tantos afazeres, mas o esforço será neste sentido.
A ANPM luta pelo aperfeiçoamento da gestão pública municipal e para a valorização profissional dos procuradores. Por isso, associar-se a ANPM é fundamental para todo procurador municipal.
Quero ser um associado